Definição

O domínio corporal é a capacidade de controlar o nosso próprio corpo e compreender como ele funciona e como ele pode interagir fisicamente com o mundo que o rodeia.


Comentário

Em certo sentido, nascer é como comprar um equipamento tecnológico de última geração, sem o manual. Nosso corpo é repleto de funcionalidades sofisticadas que, nos primeiros meses e anos, simplesmente não sabemos como operar. Para tornar o desafio ainda maior, nosso corpo nasce em estado de curto-circuito: o sistema nervoso não está ainda completamente desenvolvido, de modo que controlar os movimentos ou identificar sensações com precisão é uma missão praticamente impossível. Aprender como controlar o próprio corpo é uma das primeiras competências que qualquer ser humano deve desenvolver.


Como a escola pode ajudar

No ambiente escolar, esta competência deve ser fomentada por meio de atividades que exijam coordenação motora grossa (andar, correr, pular) e fina (desenhar, escrever, manipular pequenos objetos). A proteção constante e o monitoramento dos riscos ambientais também são absolutamente necessários.