Blog

O foco do aluno

Os professores, em sua maioria, dedicam mais atenção ao conteúdo de suas aulas do que à estrutura de suas avaliações. Os alunos tendem a fazer o oposto, preocupando-se mais com o que será cobrado nas provas do que com o que está sendo ensinado.

Por isso, muitas vezes os professores consideram que seus cursos promovem aprendizagem profunda, enquanto os alunos desses mesmos professores sentem que o conhecimento superficial é mais valorizado (Brown & Hirschfeld, 2008).

Ler mais


Passar o bastão

Na corrida de revezamento, equipes de quatro velocistas cada competem para ver quem consegue completar a prova em menor tempo. O primeiro membro do time completa uma certa distância e passa o bastão para o próximo, que deve fazer o mesmo, até o último integrante da equipe cruzar a linha de chegada.

Em muitos sentidos, nossas escolas deveriam funcionar exatamente da mesma maneira. Cada professor deveria ajudar seus alunos a desenvolverem as competências-chave até um nível adequado, confiando no próximo colega para dar continuidade à tarefa.

Ler mais


Provas vs. Discursos

Para entender qual é o tipo de competência que uma escola realmente valoriza, analise as provas e testes que ela oferece aos seus alunos.

Muitas escolas alegam ensinar coisas como “pensamento crítico”, “criatividade” etc., mas o fato é que os estudantes são muito mais sensíveis àquilo que é efetivamente cobrado do que às pretensas filosofias.

Ler mais